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grad Pós-Graduação location Presencial: São Paulo

Especialização em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa

Descrição

O termo “Experiência do Paciente” tem sido utilizado para se referir ao conjunto de fatores que influenciam a percepção dos pacientes com relação aos cuidados que recebem, ao longo de sua Jornada junto aos profissionais e Instituições de Saúde. Com o advento do HCAHPS - Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems (questionário nacional norte-americano de hospitais), do Consumerismo na Saúde e a publicação do case de sucesso da Cleveland Clinic (EUA) na Harvard Business Review fizeram com que o tema ganhasse destaque nos últimos 10 anos e as Instituições de Saúde ao redor do mundo se estruturassem e desenvolvessem estratégias de gestão com foco na melhoria da Experiência dos Pacientes.

Como parte do amadurecimento cultural das Instituições de Saúde, o conceito abrange aspectos de Qualidade, Segurança, Eficiência, Desfecho Clínico e Prestação de Serviços, suportados pela cultura de Cuidado Centrado no Paciente (ou Cuidado Centrado na Pessoa, termo mais recentemente utilizado). A crescente disponibilidade de informações e a postura proativa dos pacientes e de seus familiares reforçam o compromisso das Instituições com a educação e o engajamento dos pacientes, para que estes participem ativamente das decisões do seu tratamento e façam a gestão do seu próprio cuidado. 

Esperamos criar um ambiente colaborativo que proporcione o aprendizado e crescimento profissional.  

Objetivo Geral:

Capacitar e instrumentalizar o profissional para aplicar os conceitos e práticas em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa nos serviços de saúde (públicos e privados). 

Objetivos Específicos:

- Propiciar fundamentação teórica e prática (mapeamento e discussão de experiências exitosas e boas práticas) sobre os conceitos de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa; 
- Articulação entre teoria e prática na aplicação dos novos conhecimentos através de um projeto aplicativo que vise transformar a realidade em que o profissional está inserido; 
- Desenvolvimento profissional em parceria com The Beryl Institute e Patient Experience Institute com o objetivo de despertar o aluno para o processo de Certificação Internacional em Experiência do Paciente (CPXP – Certified Patient Experience Professional). 

Em parceria com:  Logo Parceiro_Beryl Institute (1)

 

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Conteúdo

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Unidade Curricular I – Integração, Team Building e Global Partnership

Carga Horária: 30h presenciais
Docente Responsável: Marcelo Alves Alvarenga
Ementa: Essa unidade permitirá aos alunos compreenderem como o tema “Experiência do Paciente” vem sendo discutido globalmente e trará os principais aspectos e boas práticas relacionadas ao amadurecimento das Instituições de Saúde na Cultura de Cuidado Centrado na Pessoa (Paciente/Família e Colaborador). 
Conteúdo:
- Abertura do programa e boas vindas; 
- Como aproveitar ao máximo o curso de pós-graduação e a parceria entre o Hospital Sírio Libanês & The Beryl Institute?; 
- Painel de Discussão: por que um curso de pós-graduação em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa?; 
- Team Building & atividade de integração entre os participantes; 
- Contexto Global e a História da Experiência nas Instituições de Saúde; 
- Ferramentas para o diagnóstico de maturidade institucional em Experiência do Paciente e Cultura de Cuidado Centrado na Pessoa; 
- Discussão dos estudos e publicações – The Beryl Institute; 
- Introdução ao The Beryl Institute PX Framework & Ecosystem; 
- Jornada para certificação individual em Experiência do paciente (CPXP – Certified Patient Experience Professional) junto ao Beryl Institute;  
- Auto avaliação: maturidade institucional e matriz de priorização de projetos; 
- Atividade de propósito e compromisso pessoal com a experiência humana na saúde. 

21, 22 e 23 de setembro 2023

Unidade Curricular II – Cultura e Liderança 

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD)
Docente Responsável: Marcelo Alves Alvarenga 
Ementa: Essa unidade permitirá aos alunos compreenderem as evidências que comprovam o sucesso dos esforços voltados à Experiência do Paciente depende do propósito e valores da Instituição onde é aplicado (Cultura Institucional), bem como de quem influencia e lidera (Liderança) o amadurecimento e a gestão da mudança, utilizando-se de habilidades e metodologias específicas. 
Conteúdo:
- Cultura institucional; 
- Quíntuplo AIM e Cultura de Cuidado Centrado na Pessoa; 
- Liderança; 
- O líder na era da experiência; 
- Gestão da Mudança.  

27 e 28 de outubro de 2023

Unidade Curricular III – Estratégia, Infraestrutura e Governança 

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD)
Docente Responsável: Marcelo Alves Alvarenga
Ementa: A efetividade dos esforços em Experiência do Paciente depende de estrutura e processos adequados que permitam comunicar e guiar as ações para uma estratégia focada e sustentável. Discutiremos nessa unidade alguns “casos de sucesso” voltados à estratégia de implementação e sustentação de um Programa de Experiência do Paciente, bem como infraestrutura e governança adequadas, levando-se em consideração as peculiaridades culturais das Instituições de Saúde brasileiras, bem como a heterogeneidade do Sistema de Saúde (público e privado).  
Conteúdo: 
- Planejamento estratégico; 
- Modelos de governança e infraestrutura de um programa de experiência do paciente; 
- Comitê estratégico de Experiência do Paciente; 
- Compliance e código de conduta nas instituições de saúde; 
- Oficina de manejo de comportamento inadequado/assédio. 

24 e 25 de novembro de 2023

Unidade Curricular IV – Engajamento das Equipes  

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD)
Docente Responsável: Carla Bernardes Ledo 
Ementa: Todos os profissionais que trabalham em Serviços ou Instituições de Saúde são responsáveis pela Experiência do Paciente: os profissionais que prestam diretamente o cuidado ao paciente (equipe médica e equipe multiprofissional), os que não estão cuidando diretamente, mas que auxiliam e/ou criam as estruturas necessárias para os demais (profissionais não-assistenciais), bem como os gestores e os profissionais das áreas administrativas e/ou matriciais. Nessa unidade abordaremos as principais estratégias atualmente utilizadas para o alinhamento Institucional e o engajamento dos diferentes profissionais na Cultura de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa. 
Conteúdo:
- Trabalho com alegria; 
- Ciência da felicidade; 
- Comunicação interna e programa Storytelling como estratégias de engajamento institucional; 
- Significado e propósito (Projeto “This is Me”); 
- Reconhecimento e Gift Work; 
- Engajamento e gestão do corpo clínico; 
- Engajamento no SUS. 

15 e 16 de dezembro de 2023

Unidade Curricular V – Cuidado Centrado na Pessoa  

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD) 
Docente Responsável: Marina Muto
Ementa: Nos aprofundaremos no conceito de Cuidado Centrado na Pessoa e sua relação com as práticas de Humanização, discutindo a importância da visão integral do Paciente, com o olhar ampliado para as suas necessidades físicas, emocionais, sociais, culturais e espirituais e os aspectos relacionados ao conceito e práticas de Humanização, trazendo os Cuidados Paliativos e os Cuidados Integrativos como exemplos de boas práticas.  
Conteúdo:
- Cuidado integral; 
- Espiritualidade; 
- Práticas e Cuidados integrativos; 
- Humanização; 
- Planetree; 
- Cuidados Paliativos. 

26 e 27 de janeiro de 2024

Unidade Curricular VI – Métricas e Gestão da Experiência do Paciente

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD) 
Docente Responsável: William Pereira
Ementa: A Experiência do Paciente é influenciada pela expectativa que os mesmos apresentam com os Serviços de Saúde e está diretamente relacionada à tríade: Pessoas, Processos e Ambiente, os quais influenciam a percepção do paciente ao longo de sua Jornada. Para implementar melhorias na Experiência do Paciente, se faz necessário mensurar a sua percepção, utilizando canais de comunicação e instrumentos de avaliação que permitam identificar as oportunidades de melhoria. Nessa unidade discutiremos as principais metodologias atualmente utilizadas na Gestão da Experiência do Paciente (compreensão da expectativa dos pacientes, avaliação da percepção do paciente, identificação das oportunidades de melhoria e implantação das ações/projetos de melhoria guiada pelos indicadores de Experiência do Paciente). 
Conteúdo: 
- Canais de comunicação com paciente; 
- Ouvidoria ativa (case Sírio-Libanês); 
- Métricas e indicadores de Experiência do Paciente (NPS, CSAT, CES, Pesquisa de Satisfação); 
- HCAHPS; 
- Relatórios e gestão da Experiência do Paciente; 
- Ciência de dados; 
- Oficina de resgate de serviço/service recovery (comunique-se com C.A.L.O. R© Humano); 

23 e 24 de fevereiro de 2024

Unidade Curricular VII – Qualidade, Segurança, Desfecho Clínico, Eficiência e Valor em Saúde

Carga Horária: 38h (30h presenciais + 8h EAD)
Docente Responsável: Carla Bernardes Ledo
Ementa: Essa unidade discutirá o conceito de “Valor em Saúde” e a importância da integração dos conceitos e práticas em Qualidade, Segurança (Gestão de Riscos), Desfecho Clínico, Excelência Operacional (Eficiência) e Experiência do Paciente.  
Conteúdo:
- Qualidade e segurança como pilares essenciais para a experiência do paciente; 
- Certificações, acreditações e cuidado centrado no paciente/pessoa; 
- Desfecho Clínico; 
- Saúde baseada em valor (VBHC); 
- Cultura de segurança, gestão de riscos e gestão de risco jurídico; 
- Oficina de Disclosure; 
- Melhoria contínua + Lean Six Sigma; 
- Oficina prática Lean Six Sigma.  

21, 22 e 23 de março de 2024

Unidade Curricular VIII – Academia Soft Skills e Comunicação 

Carga Horária: 38h (30h presenciais + 8h EAD)
Docente Responsável: Wellington Yamaguti  
Ementa: Quando os pacientes são questionados sobre os principais fatores determinantes de uma boa experiência com o cuidado, é notória a importância dada aos aspectos de Compaixão, Empatia, Escuta Ativa, Respeito, Confiança e Parceria. Assim como as habilidades técnicas, as habilidades não-técnicas (Soft Skills), com foco no Relacionamento e na Comunicação Efetiva, também são habilidades passíveis de serem desenvolvidas. Nessa unidade discutiremos as evidências mais atuais sobre o tema e apresentaremos, de forma prática, algumas das metodologias utilizadas em nossa Instituição para o desenvolvimento de tais habilidades nos profissionais. 
Conteúdo:
- Desafios da comunicação na saúde; 
- Comunicação não violenta; 
- Oficina de empatia; 
- Oficina de Storytelling; 
- Comunicação C.E.N.T.R.A.D. A© no paciente; 
- Oficina de feedback; 
- Oficina de trabalho em equipe e criatividade. 

25, 26 e 27 de abril de 2024

Unidade Curricular IX – Hospitalidade, Serviços e Ambiente 

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD)
Docente Responsável: Marina Muto
Ementa: O ambiente no qual os cuidados em Saúde são prestados e as práticas implementadas para garantir conforto e encontros compassivos influenciam diretamente a Experiência dos pacientes, dos seus familiares, acompanhantes e cuidadores. Nessa unidade discutiremos a evolução e o impacto das ações de Hospitalidade, da Arquitetura Hospitalar e Design de Serviços no ambiente de Saúde.
Conteúdo:
- Hospitalidade empresarial; 
- Casos práticos de hospitalidade e serviços na saúde; 
- Arquitetura e ambiente nas instituições de saúde. 

24 e 25 de maio de 2024

Unidade Curricular X – Inovação e Criatividade 

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD)
Docente Responsável: William Pereira 
Ementa: O foco crescente em experiência traz a necessidade de criar novas formas de pensar e agir, além de tecnologia e ferramentas que garantam a eficiência e auxiliem na expansão da capacidade e ampliação das fronteiras do cuidado. Nessa unidade, abordaremos as principais estratégias voltadas à Cultura de Inovação nas Instituições de Saúde, bem como metodologias utilizadas para o processo de Inovação em Experiência do Paciente, tanto no que diz respeito à experiência analógica, como digital. Abordaremos também o uso da Tecnologia como ferramenta para a Ativação e o Engajamento de pacientes. 
Conteúdo:
- Design Thinking; 
- Transformação ágil; 
- Design de serviços; 
- Mapeamento da jornada do paciente. 

28 e 29 de junho de 2024

Unidade Curricular XI – Ativação, Engajamento e Parceria com Paciente, Família e Comunidade 

Carga Horária: 28h (21h presenciais + 7h EAD)
Docente Responsável: Carla Bernardes Ledo 
Ementa: A crescente disponibilidade de informações e a mudança no comportamento dos pacientes e familiares, assumindo cada vez mais postura proativa e questionadora, reforçam o compromisso das Instituições com a educação e o engajamento dos pacientes, para que estes participem ativamente das decisões do seu tratamento e façam a gestão do seu próprio cuidado. Adicionalmente, a parceria entre pacientes, familiares, profissionais e Instituições de Saúde em ações e projetos de melhoria, tem se demonstrado como peça fundamental para o sucesso do desenho e implantação das melhorias, contemplando as diferentes perspectivas em um processo criativo e eficiente de co-criação. Nessa unidade, abordaremos as principais ferramentas utilizadas atualmente para a co-criação com pacientes e familiares em projetos Institucionais. 
Conteúdo: 
- Ativação e engajamento do paciente e família no cuidado; 
- Ciência comportamental; 
- Tecnologia como ferramenta de ativação e engajamento do paciente; 
- Co-Design e parceria com pacientes e familiares em projetos; 
- Conselhos consultivos de pacientes e familiares; 
- Engajamento da comunidade. 

26 e 27 de julho de 2024

Unidade Curricular XII – Atividade de Conclusão do Curso, Apresentação dos Projetos Aplicativos e Formatura 

Carga Horária: 30h
Docente Responsável: Carla Bernardes Ledo
Ementa: Nessa unidade vamos fazer a integração entre todos os conceitos apresentados durante o curso, em especial, através da apresentação dos projetos aplicativos. 
Conteúdo:
- Team Building & atividade de conclusão do curso; 
- Apresentação dos projetos aplicativos. 

22, 23 e 24 de agosto de 2024

Processo seletivo

1

Formulário de inscrição

2

Pagamento da Taxa de inscrição

3

Questionário

Aprovação!

4

Pagamento de matrícula

5

Documentação

Coordenadores

Enfa. Carla Bernardes Ledo

Ms. Marcelo Alves Alvarenga

Corpo docente

Dra. Marina Muto

Saiba mais chevron-right

William Roberto Pereira

Investimento

No boleto ou cartão em até 24x

R$ 1.229,58

R$ 29.509,96

Pagamento à vista R$: 25.083,47

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Perguntas Frequentes

Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?

As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso. 
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.

A entrevista é presencial ou online?

Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.

Como sei que fui aprovado no processo seletivo?

Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.

Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?

Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.

Quais documentos devo entregar para matrícula?

Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:

  • Foto 3x4 - JPG
  • RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
  • CPF
  • Certidão de nascimento e ou casamento
  • Comprovante de residência atual
  • Diploma de graduação
  • Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
  • Carteira de Classe
  • Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
  • Termos de escusa (cursos específicos)
Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?

Sim. Os pagamentos à vista possuem 15% desconto.

Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.

Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.

Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?

Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.

O certificado é aceito pelo MEC?

Sim. Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).

Como funciona o TCC dos cursos?

Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.

Existe taxa de matrícula?

Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso. 

As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?

Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.

Qual a data de início e duração dos cursos?

O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.

Estrangeiro pode realizar a pós-graduação Sírio-Libanês?

Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.

Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialização?

A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.

Qual o limite de faltas que posso ter? Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em pelo menos 75% das atividades previstas. Por exemplo, um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica. 
O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso? A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação, sendo um valor fixo de R$ 50,00. Caso o candidato seja reprovado, o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da Instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado. 
Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem? Estacionamento: 

Há serviço de manobrista na recepção.  
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.

Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Dynamic Travel: Telefone (11) 4040-1150 / E-mail: hsl@dynamictravel.com.br 

*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada. 

 

Onde acontecem as aulas presenciais? - Para os cursos de São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa - Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista, São Paulo (SP).
- Para os cursos de Brasília, as aulas teóricas acontecem no Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico (Nexus). SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília (DF) / CEP: 70720-502.

Importante: alguns cursos podem promover atividades fora desses endereços. É necessário verificar a programação na página de cada curso.

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Depoimentos dos alunos

Nome aluno

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